Esporte

Torcedores do Vitória jogam sardinhas em torno da Arena Fonte Nova para provocar adversários antes do BAVI em Salvador

Dois homens em uma caçamba filmaram o momento em que jogaram quilos de sardinhas no entorno da Arena Fonte Nova, em Salvador, na manhã deste domingo (7). De acordo com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), a ação configura duas infrações de trânsito. Ainda conforme o órgão, o caso seria uma provocação dos torcedores do Vitória, já que neste domingo o time disputa a final do Campeonato Baiano com o Bahia – clube apelidado de “sardinha” pelo adversário.

No vídeo divulgado nas redes socais, é possível ver que um deles ficou em pé na caçamba, chutando as sardinhas para fora do veículo, enquanto o outro gravava a ação.

Segundo a Transalvador, a situação não causou acidentes e nenhuma via precisou ser interditada. Apesar disso, o órgão afirmou que a situação configura duas infrações de trânsito:

  • Transportar passageiro em compartimento de carga;
  • Atirar materiais de veículo em movimento.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, com o acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa para quem transportar passageiros em caçambas ou na parte externa dos veículos é de R$191,54

Já atirar materiais de veículo em movimento é considerada uma infração média, com quatro pontos na CNH e multa de cerca de R$ 85,13.

Por volta das 10h, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) já fazia a limpeza da região. A placa da caçamba usada na ação não foi identificada.

Segundo torcedores do Vitória, essa seria uma resposta ao último clássico, que aconteceu no dia 31 de março. Jogadores do Bahia jogaram grãos de milho na frente do Estádio Manoel Barradas, mais conhecido como “Barradão”, onde aconteceu o jogo em Salvador.

Assim como os torcedores do Vitória apelidaram o adversário de “sardinha”, o time tricolor chama o rubro-negro de “galinha” – por isso o milho.

Na ocasião, a situação foi fotografada por torcedores, mas não houve registros na Transalvador como ocorreu neste domingo.

Por que “sardinha”?

O apelido adotado pelo Vitória contra o adversário surgiu em 2011. Na época, o técnico Joel Santana, então desempregado, usou o termo em uma entrevista ao programa ‘Bem, Amigos!’ do SporTV.

Na ocasião, ele disse que estava a espera de uma proposta de clubes grande, chamando-os de “peixes grandes”, e não de uma “sardinha”, ou seja, um time que ele considerava pequeno, como seria o caso do Bahia.

O apelido pegou e, desde então, a torcida do Vitória se refere ao time com o nome do peixe.

Fonte: G1

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *