Na madrugada de domingo (7), o boxe brasileiro teve muito o que comemorar. O baiano Robson Conceição derrotou o norte-americano O’Shaquie Foster em Newark, nos Estados Unidos, e se tornou campeão mundial na categoria super-pena (até 58,97 kg).
Robson, que já tinha conquistado uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, agora também tem o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) no boxe profissional.
A luta foi bem equilibrada e a vitória veio por decisão dividida dos árbitros (116-112, 112-116 e 115-113). Foster não ficou satisfeito com o resultado e já pediu uma revanche. Robson, por outro lado, comemorou muito, especialmente nas redes sociais.
Essa foi a quarta tentativa de Robson para ganhar o cinturão mundial. Ele se tornou profissional em 2017, mas perdeu para Oscar Valdez em 2021, para Shakur Stevenson em 2022 e empatou com Emanuel Navarrete no ano passado, que manteve o título.
Agora, Robson tem 19 vitórias, duas derrotas e um empate em seu cartel.
Brasileiros no Boxe
O boxe brasileiro tem uma história rica e vários atletas se destacaram ao longo dos anos. Alguns dos principais nomes são:
Éder Jofre: Considerado um dos maiores boxeadores brasileiros de todos os tempos, foi campeão mundial dos pesos galo e pena.
Acelino “Popó” Freitas: Outro grande nome do boxe brasileiro, foi campeão mundial dos pesos super-pena e leve.
Maguila: Famoso peso-pesado brasileiro que teve uma carreira destacada nos anos 80 e 90.
Rose Volante: A primeira brasileira a conquistar um título mundial de boxe, na categoria peso leve.
O boxe continua crescendo no Brasil, com novos talentos surgindo e conquistando títulos importantes no cenário internacional.