Polícia Civil apreende 5 fuzis calibre 556, metralhadora e carabina; armas estavam escondidas em terreno de Lauro de Freitas
A Polícia Civil da Bahia apreendeu, entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12), seis fuzis, uma submetralhadora e mais de mil munições em Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador (BA).
A operação foi considerada pelas autoridades a maior apreensão de armas deste ano na Bahia. Todo o material, escondido em uma espécie de bunker, foi localizado em uma área utilizada por traficantes para guardar e esconder armas e drogas.
Além das armas e munições, cerca de 10 kg de pasta-base de cocaína e dois coletes balísticos foram apreendidos em uma região de mata próxima ao local.
O esconderijo foi descoberto durante investigações sobre a atuação de Ednei Alves Silva dos Santos, integrante de um grupo criminoso, morto em um confronto policial em junho deste ano no bairro de Castelo Branco, na capital baiana.
Na ocasião, uma submetralhadora, um revólver, 85 kg de maconha e 15 kg de cocaína foram apreendidos com o suspeito.
Segundo as autoridades, após a grande apreensão, as investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes de facções criminosas no estado.
Nos últimos dois anos, a Bahia tem enfrentado um aumento significativo na criminalidade, fortemente ligado ao tráfico de drogas. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública da Bahia, houve um aumento de 15% nos homicídios relacionados ao tráfico de drogas em 2022, em comparação com o ano anterior. Em 2023, os índices continuaram a subir, com um crescimento de 12% nos crimes violentos letais intencionais. Esses números refletem o desafio contínuo das autoridades em combater o crime organizado e o tráfico de drogas na região.
Foto:Polícia Civil da Bahia/Divulgação