Polícia Militar da Bahia Captura 12 Integrantes de Facções e Apreende Arsenal em Ações de Inteligência
Em uma operação que durou 12 horas, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) desarticulou duas células criminosas, resultando na captura de 12 integrantes de facções envolvidas em homicídios e na queima de ônibus na capital baiana. As ações, conduzidas com base em inteligência e repressão qualificada, também resultaram na apreensão de um significativo arsenal, incluindo quatro fuzis, cinco revólveres, coletes balísticos e grande quantidade de munição.
Operação em Pernambués
O caso mais recente ocorreu na noite de quarta-feira (16), no bairro de Pernambués, em Salvador, quando sete traficantes foram capturados após um confronto com equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Os criminosos, após resistirem ao cerco policial, acabaram se entregando com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da RONDESP Central.
Durante a operação, foram apreendidos quatro fuzis de calibres 7,62 e 5,56, além de duas pistolas, carregadores, munição em grande quantidade, coletes balísticos e drogas. O grupo incluía criminosos identificados como atuantes nos bairros de Tancredo Neves, em Salvador, e na localidade de Areia Branca, em Lauro de Freitas, região metropolitana.
Ação na Região Metropolitana de Salvador (RMS)
Horas antes, no final da tarde da mesma quarta-feira, outra ação de repressão ocorreu na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde equipes da 10ª CIPM e da RONDESP RMS enfrentaram um grupo suspeito de envolvimento no abandono de corpos de rivais nas cidades de Simões Filho e Camaçari.
Cinco suspeitos entraram em confronto com os policiais e acabaram sendo atingidos. Apesar de serem socorridos, os criminosos não resistiram aos ferimentos. Durante a operação, as equipes apreenderam cinco revólveres, munições e drogas.
Intensificação do Combate às Facções
A PM-BA tem intensificado suas operações contra facções criminosas que operam tanto em Salvador quanto na RMS. O objetivo é combater a violência gerada por essas organizações, que têm sido responsáveis por uma série de crimes, incluindo homicídios, tráfico de drogas e ataques a ônibus.
Informações sobre atividades de grupos criminosos podem ser encaminhadas de forma anônima à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do Disque Denúncia 181, garantindo sigilo total.
Panorama da Violência
Essas ações fazem parte de uma estratégia maior das forças de segurança para reduzir a violência no estado. Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apontam que, somente em 2023, houve um aumento de 15% nas apreensões de armas em comparação ao ano anterior, além de uma intensificação no número de operações realizadas nas áreas com maior concentração de atividades de facções criminosas.
A operação bem-sucedida em Pernambués e na RMS reforça o comprometimento das autoridades em desarticular as redes de criminalidade organizada que ameaçam a paz e a segurança da população.