O Vitória iniciou sua caminhada na Copa do Nordeste 2025 com um empate emocionante por 2 a 2 contra o CRB, na última quarta-feira (22), no Estádio Rei Pelé. Apesar de ter ficado duas vezes atrás no placar, o Leão mostrou força de reação e garantiu o ponto com gols de Janderson e Neris. Com o resultado, a equipe baiana soma agora uma vitória e dois empates pelo Campeonato Baiano, além deste ponto conquistado no torneio regional.
Destaque para o poder de reação
Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Thiago Carpini valorizou a capacidade do time de buscar o resultado e destacou as oportunidades criadas, que poderiam ter rendido a vitória. “O ponto positivo foi a força de sair atrás do placar, buscar o empate e criar chances reais. Poderíamos ter saído daqui com a vitória. Nós sabíamos a dificuldade que seria o jogo contra o CRB. Jogo muito aberto, chances claras, detalhes definiram o placar. Sempre vamos jogar para vencer”, afirmou.
Começo de temporada desafiador
Carpini também ponderou sobre o momento inicial da temporada e o impacto da agenda apertada. Ele lembrou do empate com o Jacuipense, no último domingo (19), conquistado nos minutos finais, e destacou a necessidade de evoluir com o tempo. “Não estamos tão preparados ainda, precisamos valorizar erros e acertos. Este é um processo de início de temporada desafiador. Do último jogo para cá, praticamente não treinamos”, disse.
Escolha pelo esquema com três zagueiros
Pela primeira vez em 2025, o treinador escalou o Vitória com três zagueiros: Neris, Wagner Leonardo e Zé Marcos. A equipe foi completada pelos volantes Ricardo Ryller e Willian Oliveira, os alas Claudinho e Lucas Esteves, e os atacantes Janderson e Fabri. Lucas Arcanjo estreou no gol.
Carpini explicou a escolha tática, mencionando a intenção de reduzir o desgaste físico do elenco e criar alternativas sem abrir mão da ofensividade. “A opção por três zagueiros foi pensando no menor desgaste físico para nossos comportamentos com bola serem mais efetivos. Com as duas linhas, sem os três zagueiros, sacrifica muito os lados e os volantes percorrem espaços maiores. Estou tentando facilitar neste início de temporada”, justificou.
Próximo desafio
Após desembarcar em Salvador nesta quinta-feira (23), o elenco rubro-negro foi liberado e retorna aos treinos na sexta-feira (24), já focado na próxima partida. O Vitória encara o Colo-Colo neste sábado (25), às 18h30, em Ilhéus, em mais um compromisso pelo Campeonato Baiano.
Foto:Victor Ferreira/ECV