Saúde Livre Vacinas amplia portfólio com medicamento que tem como objetivo evitar complicações graves da doença; Diretor médico da rede esclarece os benefícios do novo imunizante
Com um portfólio com mais de 30 vacinas, todas liberadas pela Anvisa, a Saúde Livre Vacinas dá as boas-vindas ao Beyfortus, um imunizante desenvolvido para proteger recém-nascidos e bebês com menos de 2 anos contra o Vírus Sincicial Respiratório. Em julho de 2024, foram mais de 22 mil casos de VSR em pequenos de até 2 anos de idade, de acordo com os dados da plataforma Infogripe, da Fiocruz.
“O Beyfortus é um medicamento desenvolvido para ampliar o leque de opção contra essa doença que causa tanta aflição nos pais. O tratamento tem como objetivo proteger recém-nascidos e bebês com menos de 2 anos contra o Vírus Sincicial Respiratório, oferecendo uma nova linha de defesa contra essa ameaça à saúde infantil”, revela o Dr. Fábio Argenta, diretor médico da Saúde Livre Vacinas.
Diferentemente das vacinas, que estimulam o sistema imunológico a criar uma resposta duradoura contra o vírus, o Beyfortus age diretamente contra o VSR através da administração do anticorpo pronto – o Nirsevimable – que bloqueia a ação do vírus, prevenindo infecções graves.
“Embora ofereça uma proteção temporária, o medicamento desempenha um papel fundamental na fase inicial da vida da criança, quando o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e mais vulnerável a infecções respiratórias, proporcionando uma resposta imediata e duradoura”, explica o Dr. Fábio.
Quem pode tomar a Beyfortus?
- Recém-nascidos
- Lactentes no início ou durante sua primeira temporada do VSR
- Crianças de até 24 meses de idade
Quantas doses são necessárias?
Uma dose única é o recomendado para a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) durante a temporada de maior circulação do vírus. Contudo, a dosagem pode ser ajustada de acordo com o peso e a idade do bebê ou criança que receberá o anticorpo.
Sobre a Saúde Livre Vacinas
Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo casal Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e a Dra. Rosane Argenta, dentista, a Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção a saúde de doenças imunopreveníveis. Com vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e vacina ocupacional. Com 230 unidades, entre abertas e em implantação, espalhadas pelo Brasil, a marca pretende faturar em 2025 R$ 101,5 milhões.